O deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos) elogiou, nesta quarta-feira (10), a manifestação do ministro Luiz Fux durante o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado, em curso na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em postagem no Instagram, o parlamentar baiano classificou o voto do ministro como um reconhecimento de que o processo conduzido pela Corte apresenta falhas.
“Fux falou o óbvio! O STF não deveria julgar Bolsonaro. Reconheceu a incompetência da Corte e a violação do direito de defesa desde o início. Um julgamento cheio de irregularidades que deveria ser anulado de ponta a ponta. Quando até um ministro reconhece, fica claro: não é Justiça, é perseguição”, escreveu.
Durante a sessão, Fux abriu divergência ao apontar incompetência absoluta do STF para julgar o caso, defendendo a anulação de todo o processo. Ele também votou pela absolvição dos oito réus no crime de organização armada.
Para que houvesse anulação, seria necessário o acompanhamento dos ministros Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, que ainda não apresentaram seus votos.
Fonte: ClassePolitica