O vídeo gravado recentemente pelo líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Tiago Correia (PSDB), em que ele declara apoio à reeleição do senador Angelo Coronel (PSD) acabou não agradando alguns colegas da bancada da minoria.
A publicação foi feita no último dia 14, durante a visita dos dois a Guanambi onde participaram das comemorações dos 106 anos de emancipação política do município. Na oportunidade, Correia fez um aceno ao senador pessedista, que já admitiu estar inclinado a migrar para base do líder da oposição no Estado, ACM Neto (União Brasil), caso não encontre espaço na chapa majoritária de 2026.
Sem pedir reservas, o 1º secretário da Mesa Diretora, Samuel Júnior (Republicanos), falou com exclusividade a este Política Livre que a declaração causou estranhamento. Ele também admitiu ter uma relação amistosa com o senador do PSD, seu ex-colega no Parlamento estadual, e frisou que “o fato de ter uma relação pessoal com Coronel não quer dizer que ele será o seu candidato”. Ele também ponderou que esse não é o momento de declarar apoios e, sim, “de construir caminhos”.
“Eu respeito muito a colocação do líder Tiago, eu acho que ele tem todo o direito. Eu acho que só uma observação é falar em nome da oposição. Eu sempre digo que Coronel é um grande amigo meu, eu tenho uma predisposição, inclusive, para votar em Coronel, agora, lógico, eu sou homem de grupo. Então, eu votarei em Coronel com muito bom gosto se Coronel estiver como candidato nosso, do nosso grupo, da nossa chapa”, afirmou.
Vale lembrar que pelo campo da oposição os candidatos que estão com os nomes escalados para concorrer às duas vagas no Senado Federal na eleição de 2026 são o presidente do PL na Bahia, João Roma, e o ex-deputado federal e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (Republicanos).
“Caso Coronel não fique na nossa chapa, eu não teria a mesma predisposição que meu líder, Tiago, se manifestou. Nós não tivemos uma reunião, nenhum bate-papo com a bancada, para a gente dizer assim ‘esse será o nosso candidato’. Eu acho que esse é um sentimento do deputado Tiago”, completou.
Ainda de acordo com Samuel Júnior, o ingresso de Angelo Coronel na oposição será comemorada, porém, caso ele seja demovido da ideia e decida permanecer aliado do governador Jerônimo Rodrigues (PT) não terá constrangimento em dizer ao senador “olha, eu vou continuar sendo seu amigo, mas eu sou um homem de grupo e preciso fortalecer o nosso grupo político”.
Fonte: politicalivre