O deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos), que ocupa o cargo de primeiro secretário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), cobrou o respeito ao regimento interno da Casa em relação à concessão de títulos e comendas a personalidades. O parlamentar falou com a imprensa nesta quarta- feira (14), nas dependências da Casa.
Samuel Júnior destacou que o regimento é claro sobre o rito de votação dessas honrarias, mas que, na prática, muitas vezes o processo é negligenciado em favor de acordos. “O regimento deixa muito bem claro como é que deve ser as votações dessas comendas,” afirmou. “E lógico, às vezes acaba sempre fazendo um acordo, querendo ajudar algum colega, às vezes um colega que já antecipou, já marcou uma sessão para estar prestigiando sua homenagem, sem sequer ter passado pelo plenário.”
O deputado enfatizou que, no papel de primeiro secretário, sua responsabilidade em zelar pelo cumprimento das normas é ainda maior. “O plenário é muito claro quanto a esse posicionamento. E eu gosto de seguir o regimento, porque exatamente é o que me norteia como parlamentar, o que me norteia essa casa, e, lógico, em muito especial, hoje, exercendo o papel como primeiro secretário, mais responsabilidade ainda,” explicou.
Samuel Júnior concluiu que sua postura não visa criar dificuldades para os colegas, mas garantir a legalidade dos procedimentos. “Por conta disso, não é criando uma dificuldade para os colegas, é querendo que, de fato, faça o correto.”
Fonte: politicaaoponto