Sensibilizado pelo drama das enchentes que afligem as cidades do interior e a população baiana, com mortes e milhares de famílias desabrigadas, o deputado Samuel Junior protocolou, na Assembleia Legislativa, uma indicação endereçada ao governador Rui Costa, solicitando a concessão de microcrédito, sem juros, aos comerciantes dos municípios atingidos pelas fortes chuvas nas regiões Sul, Extremo-sul e Sudoeste, assim como no Vale do Jiquiriçá.
Segundo narra o parlamentar, as torrenciais chuvas que caem na Bahia há, pelo menos, uma semana vêm causando mortes, destruição e sofrimento, com muitas famílias, especialmente aquelas que moram às margens dos rios, perdendo praticamente seus imóveis diante das inundações. O legislador diz que, em muitas cidades dessas regiões, casas, armazéns, mercadinhos e outros estabelecimentos comerciais foram invadidos pela força da água, lama e dejetos. Ele se mostra preocupado com a situação de muitos pequenos comerciantes, que perderam toda sua mercadoria e enfrentam dificuldades para pagar seus compromissos.
“Nossa proposta visa amenizar o sofrimento destes pequenos empresários que, com sua falência, uma rede de problemas se desencadeará ainda mais, gerando mais desemprego nessas localidades. Acreditamos no acolhimento dessa proposta, por parte do Governo do Estado, concedendo microcrédito, sem juros, a esses comerciantes, que neste momento lamentam a perda de suas mercadorias em face à tragédia que se abate em dezenas de municípios baianos, afetando sobremaneira a vida de tanta gente”, finalizou o deputado Samuel Jr.
