Podcast com Café #32 Daniela Bacelar
Podcast com Café #32 Daniela Bacelar
Podcast com Café #32 Daniela Bacelar
O deputado Samuel Junior (Republicanos) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), uma moção de aplausos pelos 14 anos da rádio Jaraguar Gospel FM, fundada em 15 de setembro de 2009. No documento, o parlamentar diz reconhecer “o importante papel (da emissora) na comunicação e cultura do interior baiano”.
Segundo o legislador, a Rádio Jaraguar Gospel FM tornou-se uma instituição respeitada e admirada em todo o estado da Bahia. “Sob a liderança visionária dos irmãos Ramiro Miranda Filho, Francisco Miranda e Ricardo Miranda, a emissora rapidamente se destacou como uma das principais vozes da região de Jacobina”, declarou.
Samuel Junior afirmou ainda que, ao longo de sua história, a rádio Jaraguar sempre se destacou pela inovação e compromisso com sua audiência. “Desde o início, adotou uma linguagem simples e objetiva, proporcionando oportunidades para novos talentos e ampliando a cobertura jornalística regional. Além disso, a emissora foi pioneira na utilização das redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp, para se aproximar ainda mais de seu público”, disse o deputado.
Ele contou que a transição da modulação em amplitude (AM) para frequência modulada (FM), em 2016, foi mais um marco na história da rádio Jaraguar, tornando-a ainda mais competitiva e acessível ao público. Disse também que “a aquisição pelos empresários Dilson Barbosa e Fernando Henrique Chagas da RBR (Rede Baiana de Rádio) trouxe novos investimentos e fortaleceu ainda mais a emissora”.
Outro ponto de destaque na história da emissora apontado por Samuel Júnior foi a mudança feita na programação, em 2018, com a FM passando a se dedicar exclusivamente ao segmento gospel, liderado pelo pastor Jairo Ribeiro do Espírito Santo. “Sob a competente coordenação jornalística de João Batista Ferreira, a emissora destacou-se por seu jornalismo independente e atuante, focado na cobertura regional e na prestação de serviços à comunidade”, disse.
De acordo com o parlamentar, “além de sua contribuição para a comunicação e cultura da região, a Rádio Jaraguar também se destacou como uma interlocutora vital entre a população e as nossas autoridades, ajudando a dar voz às demandas da comunidade”.
Samuel Junior concluiu a homenagem dizendo que a Assembleia Legislativa da Bahia “congratula-se com a rádio Jaraguar Gospel FM pelos seus 14 anos de dedicação à comunicação, cultura e prestação de serviços à comunidade e expressa seu mais sincero aplauso por sua notável contribuição para a região”. Ele desejou que a emissora “continue a prosperar e a ser uma voz inspiradora e edificante para todos os seus ouvintes”.
ASCOM ALBA
O deputado Samuel Junior (Republicanos) que ver instituído na Bahia o Dia Estadual da Juventude Cristã, a ser comemorado anualmente no último sábado do mês de setembro. A proposta está descrita no Projeto de Lei n° 25.093/2023 que ele apresentou na Assembleia Legislativa, onde especifica que o dia tem como finalidade a mobilização das Igrejas e instituições cristãs, que podem realizar palestras workshops, congressos, cruzadas evangelísticas e de impacto, eventos de clamor ou qualquer outro que provoque “reflexões e ajudem a juventude cristã a enfrentar problemas sociais e venham criar a cultura da paz”.
O deputado considera que seu projeto de lei se justifica devido à necessidade de homenagear a Juventude Cristã, “pois a cada dia vemos jovens sábios, eloquentes e participativos” em projetos sociais de diversos segmentos cristãos, e que eles precisam traduzir para a sociedade “a esperança de um futuro melhor, através de um dia exclusivo voltado para exposição da fé cristã”.
Com isso, ele pretende reconhecer “o precioso papel da Juventude Cristã” na da Bahia, e justificar a importância desses jovens, “muitos destes pregadores, evangelistas e até mesmos pastores que, de forma inequívoca, prestam serviços relevantes à sociedade baiana, levando a palavra de Deus e paz aos que necessitam”.
ASCOM ALBA
Um Projeto de Lei de nº 25.094/2023, apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) pelo deputado Samuel Junior (Republicanos), prevê a garantia à mulher cuja gestação termine em abortamento ou em morte perinatal o direito a permanecer em área distinta daquela onde estão alojadas as mães acompanhadas de nascituros nas unidades de saúde públicas e privadas do Estado da Bahia.
De acordo com a matéria, a gestante deverá contar com atendimento humanizado, que incluirá a comunicação sensível a respeito da ocorrência, o acompanhamento psicológico e a oferta de cuidado terapêutico, voltado ao reconhecimento e acolhimento do luto.
Segundo o parlamentar, a expectativa da maternidade gera sentimentos profundos na mulher, relacionados com as representações de família, maternidade, construção do futuro e conexões intergeracionais. Entretanto, quando, no percurso gestacional, a mulher necessita lidar com a perda daquele ser que é a fonte de tantos sentimentos difusos, é como se todo um universo de sonhos desaparecesse instantaneamente, e nesse momento ela precisa de todo o apoio para lidar com o luto.
“É preciso reconhecer e acolher a dor que ela enfrenta e lhe dar a oportunidade de chorar e superar as dificuldades vultosas que enfrenta, que lhe dói no próprio corpo. Tal reconhecimento deve estar presente nas políticas públicas. Apesar de termos uma robusta política de saúde voltada para as mulheres, falta tratar daquela que perde seu filho e que, no que concerne ao poder público, não tem, ainda, sua dor reconhecida”, afirmou.
Para Samuel Júnior, é preciso estabelecer protocolos de acolhimento a partir da própria maternidade, começando pela acomodação dessa mulher em lugar próprio, diferenciado daqueles em que estão as mães com seus nascituros, mas também incluir a comunicação sensível da perda, a oferta de terapêuticas e apoios psicológicos voltados ao trabalho do luto.
ASCOM ALBA
Podcast com Café #31 Rany de Fátima
Nutricionista formada há 20 anos pela Universidade do Estado da Bahia