Samuel Júnior prevê fracasso da “coligação do 13” e critica governo por segurança pública e fila da regulação

O deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos) conversou com a imprensa na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta quarta-feira (10) e expressou sua descrença de que a “coligação do 13” (referência às candidaturas de Lula à Presidência da República e a de Jerônimo Rodrigues ao Governo do Estado) terá sucesso nas eleições de 2026.

Segundo o parlamentar, o eleitorado está mais atento ao desempenho do governo.

“Sem sombra de dúvida não. O povo já está acho que muito mais esperto. A prova está aí: em mais quatro anos no governo do PT, muita promessa e pouca materialização dessa promessa,” declarou.

Críticas à gestão e empréstimos

Samuel Júnior criticou o alto endividamento do estado. Ele mencionou que a Alba está votando “mais um empréstimo” que, somado, totaliza “mais de R$ 26 milhões” em apenas três anos de gestão.

O deputado questionou a aplicação desses recursos, afirmando que a população não está vendo o benefício chegar. Ele listou os principais problemas do estado:

  • Segurança Pública: O “maior gargalo do Estado, sem sombra de dúvida,” é a segurança, que o governo não consegue resolver.
  • Regulação da Saúde: O problema da regulação “cada dia piora”, com pessoas morrendo na fila.

O parlamentar lembrou que o governador “prometeu zerar a fila da regulação,” mas, na verdade, três anos depois, a fila está “muito maior”

fonte: classepolitica

Deputado Samuel diz que impressora da Serin é ferramenta de Jerônimo

 O deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos) voltou a criticar, na sessão desta segunda-feira (1º), a política de endividamento do Governo da Bahia. Durante o debate sobre mais um pedido de empréstimo encaminhado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), desta vez de R$2 bilhões, o parlamentar levou uma impressora ao plenário da Assembleia Legislativa, em um gesto simbólico que chamou atenção de colegas, servidores e imprensa.

Segundo Samuel, o equipamento representaria a principal “ferramenta de trabalho” do governo atual. “É a impressora que funciona para a Serin [Secretaria de Relações Institucionais]: imprime ordem de serviço, imprime promessa, levanta plaquinha e posa para foto. O que não vemos é a execução”, afirmou.

O deputado destacou que, apenas no mandato de Jerônimo Rodrigues, mais de R$26 bilhões em empréstimos já foram autorizados pela Assembleia, sem que a população perceba a aplicação desses recursos em melhorias reais.

Ele citou como exemplos as estradas estaduais, que seguem esburacadas, e a Ponte Salvador-Itaparica, anunciada repetidas vezes, mas que não saiu do papel. Para Samuel, o volume de autorizações financeiras somado à ausência de obras efetivas acende um sério sinal de alerta.

“O governo vive de assinar ordens de serviço e de divulgar recursos que nunca chegam ao chão da obra. Por isso essa impressora simboliza exatamente isso. Muita publicidade, muita folha impressa, mas nada de concreto para melhorar a vida do povo baiano. A ponta já virou meme, não dá pra esperar a conclusão sendo que nem começou”, disse.

Samuel Júnior votou contra a nova operação de crédito e reiterou que continuará cobrando transparência e execução das obras anunciadas. “A Bahia não aguenta mais promessas. Só vai melhorar quando esse grupo sair do poder”, finalizou.

Fonte: Bahiaja

Samuel Jr. adota tom conciliador na oposição, diz estar “em paz” com críticas e garante: “Estou muito bem onde estou”

O deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos) negou, nesta segunda-feira (27), qualquer tipo de desentendimento interno na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e afirmou estar “em paz” sobre supostas críticas a ele nos bastidores do Legislativo baiano. Ao Bahia Notícias, o parlamentar afirmou que as informações que circulam sobre insatisfação ou atritos com a liderança da oposição não correspondem à realidade.

“A minha relação com o deputado Tiago [Correia, atual líder da Oposição] é muito boa, com os colegas deputados. Não apenas com os deputados de oposição, mas com todos da Casa. Eu sempre digo o seguinte, se eu ficar num ambiente, ou eu expresso aquilo que penso, ou pra mim é melhor me ausentar. (…) No meu caso, em especial, pelo parlamento, eu me norteio pelo regimento da Casa”, disse.

No mesmo contexto, Samuel Júnior comentou também sobre a dinâmica dos acordos de liderança e o respeito ao regimento interno. “Às vezes, quando há o acordo de liderança, é preciso deixar muito bem claro isso: há um acordo de liderança. Não quer dizer que o acordo que foi feito pela liderança, que nesse caso são o deputado Tiago e o deputado Rosemberg [Pinto], seja atropelado no plenário. (…) O acordo de liderança dentro do que está no regimento é para quebrar o rito das comissões. Chegou no plenário, como parlamentar, eu não tenho que seguir exatamente o que o líder assinou”, afirmou.

O deputado disse ainda que eventuais discordâncias não indicam ruptura política. “De repente, o líder assinou uma dispensa de formalidade numa situação, mas eu discordo. Então, como parlamentar, eu preciso fazer essa pontuação. (…) Não sei se alguém que fica insatisfeito com a minha colocação, com os meus posicionamentos, colocou um ‘fogo amigo’. Mas eu estou em paz, muito tranquilo, não há nenhuma zanga”, completou.

Questionado sobre a disputa pela liderança da oposição — posição que foi alvo de debate interno durante o processo de afunilamento desde o final do ano passado —, Samuel afirmou que sua candidatura partiu de colegas e não de iniciativa própria. “Até porque não fui eu que me lancei como um possível líder da oposição, foram colegas que me lançaram naquela época. Hoje estou como primeiro secretário (…). Não tem nem porque eu dizer que estou com alguma zanga. Zero, muito pelo contrário, estou muito bem onde estou, fazendo meu trabalho, sempre ajudando e auxiliando a presidente Ivana [Bastos] que vem fazendo um excelente trabalho”, destacou.

“Agora como parlamentar, independente de ser líder ou de não estar como líder, de ser vice-líder, minha natureza sempre vai ser, se eu estiver no ambiente, eu tenho duas opções, ou eu falo o que penso, ou eu saio do espaço”, acrescentou.

Fonte: bahianoticias

Morro do Chapéu recebe investimentos para modernizar escola municipal

O município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, vai receber mais de R$ 318 mil para modernizar a Escola Municipal Coronel Dias Coelho, por meio de convênio firmado entre o Governo da Bahia e a Prefeitura Municipal. O investimento integra um pacote estadual de R$ 1 milhão destinado ao fortalecimento da rede escolar em três cidades baianas. O Ato de Assinatura dos Convênios foi realizado nesta terça-feira, 28, na sede da Secretaria da Educação (SEC), localizada no CAB, em Salvador.

O município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, vai receber mais de R$ 318 mil para modernizar a Escola Municipal Coronel Dias Coelho, por meio de convênio firmado entre o Governo da Bahia e a Prefeitura Municipal. O investimento integra um pacote estadual de R$ 1 milhão destinado ao fortalecimento da rede escolar em três cidades baianas. O Ato de Assinatura dos Convênios foi realizado nesta terça-feira, 28, na sede da Secretaria da Educação (SEC), localizada no CAB, em Salvador.

“Estes recursos são fundamentais para que possamos garantir investimentos e qualificar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem na Escola Municipal Coronel Dias Coelho de Gestão Compartilhada MCPM, promovendo um ambiente mais digno, moderno e acolhedor para nossos estudantes e professores”, destacou a prefeita da cidade, Juliana Araújo (PDT).

A gestora municipal ressaltou ainda que a educação de qualidade começa por uma estrutura adequada, que ofereça às crianças e jovens as condições necessárias para construir um futuro melhor. “Agradeço a parceria com o Estado, em nome da Secretária de Educação Rowenna Brito e com o Deputado Samuel Júnior. Reforço que é essencial trabalharmos juntos para melhorar a vida de todos os morrenses”, acrescentou.

A secretária da SEC, Rowenna Brito, ressaltou a importância dos convênios para a melhoria da infraestrutura das escolas municipais.

“Esses investimentos representam mais conforto, estrutura e dignidade para estudantes e profissionais da Educação em todo o Estado”, afirmou, ressaltando que, com a assinatura dos convênios, o Governo da Bahia segue avançando na ampliação e modernização das redes municipais de ensino.

Já a secretária municipal de Educação de Morro do Chapéu, Serjane Guimarães, pontuou que “é fundamental assegurar um ambiente escolar funcional, acolhedor e propício ao processo de ensino e aprendizagem, ampliando as possibilidades pedagógicas e favorecendo a efetiva implementação do currículo para o desenvolvimento global dos estudantes, currículo este, em consonância com os princípios da Base Nacional Comum Curricular [BNCC] e da BNCC da Computação”.

Além de Morro do Chapéu, os municípios de Abaíra e Caatiba também foram contemplados. Abaíra receberá mais de R$ 299 mil para investimentos em oito unidades escolares municipais, enquanto Caatiba firmou convênio de R$ 306 mil para o Centro Municipal de Educação Infantil Francisco Souza Ribeiro, com a compra de itens voltados à Educação Infantil, à climatização e a equipamentos de cozinha.

Fonte: Atarde

Derrotado em disputa interna por liderança, Samuel Júnior é criticado nos bastidores por colegas

O deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos) ainda não teria assimilado a derrota na disputa pela liderança do bloco de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, segundo fontes ouvidas por este Política Livre. O posto ficou com Tiago Correia (PSDB), que contou com apoio majoritário da bancada, fazendo com que, diante de um alegado isolamento político, Samuel retirasse sua candidatura. Porém, ele nunca parou de emitir críticas e indiretas que refletem o incômodo com o desfecho da disputa.

Nos bastidores, parlamentares afirmam que parte da bancada mantém desconfiança em relação ao comportamento do republicano, que sempre atua em carreira solo e em pautas sem alinhamento com o grupo, o que tem causado desconforto até com a presidente da casa, deputada Ivana Bastos. Outro comentário é que ele estaria usando emendas parlamentares de colegas, situação que foi abordada em plenário nesta semana.

Apesar de não ter respaldo da maioria, Samuel segue se apresentando como uma espécie de “líder da oposição”. Contudo, suas críticas se concentram quase exclusivamente no governo federal, evitando sempre confrontar o governo estadual. Na prática, dizem colegas, o deputado segue atuando como um “líder de si mesmo”.

Fonte: Politica livre

Samuel Júnior critica a criação da nova Secretaria da Ponte Salvador-Itaparica

Nesta terça-feira (14), o deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos) criticou a criação da nova Secretaria da Ponte Salvador-Itaparica (Seponte), ironizando a promessa de construção da ponte e acusando o governo de manobra política contra o PSD, que comanda a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). O parlamentar conversou com a imprensa nas dependências da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

O deputado refutou a crítica do líder do governo  Rosemberg Pinto (PT), que alegou que a oposição é contra a obra. “Eu vou deixar muito claro que a gente não é contra a ponte, a gente só acha que a ponte de fato não vai sair do papel,” declarou Samuel Júnior.

Samuel Júnior criticou o que chamou de “requentamento” da promessa da ponte, que ele diz ser arrastada há quase 20 anos pelos governos petistas. “Rosemberg chegou até a fazer uma crítica dizendo que nós da oposição somos contra a ponte porque gostamos de exatamente ficar criando situação contra o governo. Mas o que nós somos contra, deputado, é pegar exatamente a forma com que vocês fazem isso desde o primeiro governo de vocês, que vocês prometem a ponte,” disparou. “Vocês vêm requentando o mesmo frango com a mesma gordura esses 20 anos.”

O parlamentar sugeriu que a recriação da pauta é uma tática eleitoral. “É uma forma que vocês têm talvez de fazer um discurso para a população e infelizmente enganar algumas pessoas com a proposta da ponte para que quem sabe essas pessoas continuem votando em vocês,” afirmou.

O ponto mais contundente da critica foi a alegação de que a criação da Seponte é uma estratégia para enfraquecer o aliado PSD, que ocupa o comando da Seinfra, no contexto da disputa pela chapa majoritária de 2026.

“O que eu enxergo de forma politica é você esvaziar essa Infra para desidratar o PSD, porque todos nós já sabemos que vocês irão dar o golpe no PSD,” acusou Samuel Júnior. “Então, por conta disso, vêm desidratando e criando agora uma nova secretaria para tirar parte da estrutura dessa Infra e colocar nessa secretaria numa ponte que não vai sair do papel.”

Fonte: politicaaoponto

Deputado Samuel Jr cobra do PT os 48 milhões do escândalo respiradores

fonte: bahiaja.com.br

Samuel Jr. critica incoerência da base petista e cita escândalo dos respiradores e fraude do INSS

Em sessão ordinária da Assembleia Legislativa na última terça-feira (14), o deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos) aproveitou para expor a postura de aliados do ex-governador Rui Costa (PT), que buscam relativizar os erros da antiga gestão exaltando feitos e ignorando casos graves de corrupção, como o escândalo dos respiradores durante a pandemia.

No discurso, o parlamentar também citou o caso de Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), envolvido na investigação sobre a fraude bilionária do INSS, para exemplificar o que considera uma incoerência por parte do grupo governista.

“Quando o presidente do União Brasil [Antonio Rueda] foi alvo de operação da Polícia Federal, essas mesmas pessoas foram os primeiros a cobrar explicações dos colegas da legenda. Mas agora, diante de um crime que atinge os mais necessitados, nenhuma retratação”, alfinetou.

Em paralelo a ambos os casos, principalmente sobre o atual ministro da Casa Civil, segundo o deputado, o clima que paira é que os fins justificam os meios, já que os congressistas buscam ‘apagar’ os problemas e crises causadas por ele enquanto estava à frente do Executivo baiano.

Por fim, o parlamentar destacou ainda que a Assembleia deve cumprir seu papel de fiscalização e independência em relação ao governo. “Essa casa não pode se transformar em um puxadinho. Nosso compromisso é olhar os pontos bons e ruins, cobrando quando for preciso”, concluiu.

ROSEMBERG E FÁTIMA DEFENDEM RUI COSTA

   Em resposta ao deputado Samuel Júnior, o lider do governo na Casa, deputado Rosemberg Pinto, diz que foi o ex-governador Rui Costa que solicitou ao Ministério Público que apurasse o que aconteceu com a compra dos respiradores, portanto, não teme qualquer tipo de investigação por parte da PF, pois, não cometeu nenhum ilicito. Rosemberg idsse que prefere acreditar no projeto que está dando certo para a Bahia, comandado por Jaqques Wagner, Rui Costa, e agora Jerônimo Rodrigues.

  Já a deputada Fátima Nunes (PT), sem abordar a questão dos respiradores não entregues em sí, disse no plenário que Rui Costa foi um governador que “melhorou as condições de vida do nosso povo e deixou um enorme legado para a Bahia e os baianos, inclusive no sertão, em lugar que nunca teve água e agora tem”.

Fonte: bahiaja

Samuel Jr. critica incoerência da base petista e cita escândalo dos respiradores e fraude do INSS

Em sessão ordinária da Assembleia Legislativa na última terça-feira (14), o deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos) aproveitou para expor a postura de aliados do ex-governador Rui Costa (PT), que buscam relativizar os erros da antiga gestão exaltando feitos e ignorando casos graves de corrupção, como o escândalo dos respiradores durante a pandemia.

No discurso, o parlamentar também citou o caso de Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), envolvido na investigação sobre a fraude bilionária do INSS, para exemplificar o que considera uma incoerência por parte do grupo governista.

“Quando o presidente do União Brasil [Antonio Rueda] foi alvo de operação da Polícia Federal, essas mesmas pessoas foram os primeiros a cobrar explicações dos colegas da legenda. Mas agora, diante de um crime que atinge os mais necessitados, nenhuma retratação”, alfinetou.

Em paralelo a ambos os casos, principalmente sobre o atual ministro da Casa Civil, segundo o deputado, o clima que paira é que os fins justificam os meios, já que os congressistas buscam ‘apagar’ os problemas e crises causadas por ele enquanto estava à frente do Executivo baiano.

Por fim, o parlamentar destacou ainda que a Assembleia deve cumprir seu papel de fiscalização e independência em relação ao governo. “Essa casa não pode se transformar em um puxadinho. Nosso compromisso é olhar os pontos bons e ruins, cobrando quando for preciso”, concluiu.

Fonte: bahia25horas

Samuel Júnior rebate Rosemberg e diz que Ponte Salvador-Itaparica “não vai sair do papel”

O deputado estadual Samuel Júnior (Republicanos) rebateu as declarações do líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Rosemberg Pinto (PT), sobre a criação da Secretaria da Ponte Salvador-Itaparica. O parlamentar afirmou que a oposição não é contrária à construção da ponte, mas duvida da concretização do projeto, que, segundo ele, “vem sendo prometido há 20 anos”.

“Quero deixar claro que a gente não é contraponte. A gente só acha que essa ponte de fato não vai sair do papel. Se saísse, traria grande desenvolvimento não só para a Ilha de Itaparica, mas também para toda a região de Santo Antônio de Jesus e para quem trafega pela BR-101. Mas essa promessa vem se arrastando há muito tempo”, declarou Samuel.

O deputado também criticou Rosemberg por tentar associar a oposição à resistência ao projeto e acusou o governo de usar a proposta com fins eleitorais. “O governo vem prometendo a ponte desde o primeiro mandato de vocês. É como requentar o mesmo frango com a mesma gordura há 20 anos. É uma forma de manter o discurso e, infelizmente, enganar parte da população, principalmente em ano pré-eleitoral”, ironizou.

Samuel Júnior ainda voltou a apontar que a criação da nova secretaria tem motivação política e seria uma estratégia para enfraquecer o PSD, que atualmente comanda a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). “O que eu enxergo é uma tentativa de esvaziar a Seinfra e desidratar o PSD. Estão criando uma nova secretaria para tirar parte das funções da pasta e concentrar no projeto da ponte, que, na prática, não vai sair do papel”, afirmou.

O deputado também comentou as discussões regimentais que marcaram a sessão da Alba, destacando a importância de seguir as regras internas nas votações de honrarias. “O regimento é claro sobre como devem ocorrer essas votações. Eu sigo o que me norteia como parlamentar. Não é sobre atrapalhar, mas sobre respeitar o que está previsto”, completou.

Fonte: takta

Vídeo: Deputado Samuel Junior critica criação de secretaria da ponte Salvador-Itaparica: “Enganar pessoas

Durante a sessão que aprovou a criação da Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica (Seponte), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), o deputado Samuel Junior (Republicanos) fez duras críticas ao governo Jerônimo Rodrigues (PT) e ao líder governista, Rosemberg Pinto (PT).

A proposta, encaminhada pelo governador no dia 9 de setembro, cria uma nova estrutura para tratar exclusivamente do projeto da ponte. Para Samuel, no entanto, a medida é desnecessária, já que o estado conta com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), comandada por Luiz Carlos (PSD), partido que integra a base aliada.

“É uma forma de fazer discurso para a população e, infelizmente, enganar algumas pessoas com a proposta da ponte, para que continuem votando em vocês. Mais um ano de eleição, mais uma justificativa. Faltando um ano para o pleito, criam uma secretaria para facilitar um projeto que nunca sai do papel. Já existe a Seinfra, que está sob controle do PSD”, afirmou.

O parlamentar também rebateu declarações de Rosemberg Pinto, que teria afirmado que a oposição é contra a construção da ponte. Segundo Samuel, o grupo não se opõe à obra, mas à forma como o governo conduz o projeto.

“Isso vem desde o primeiro governo de vocês. Prometem a ponte há quase 20 anos. Estão requentando o mesmo frango com a mesma gordura”, ironizou.
O deputado ainda afirmou que a criação da nova secretaria tem motivação política e busca enfraquecer o PSD, partido dos senadores Otto Alencar e Angelo Coronel.

“O que eu enxergo é uma tentativa de esvaziar a Seinfra para desidratar o PSD. Todos sabemos que o governo vai dar o golpe no partido, e, por isso, está criando uma nova estrutura para tirar parte da pasta e colocar nessa secretaria uma ponte que não vai sair do papel”, concluiu.

Fonte: faroldabahia