O deputado Samuel Junior (Republicanos) protocolou, na Assembleia Legislativa, uma indicação em que propõe a adoção de medidas para que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aceite ligações por meio do WhatsApp ou outro aplicativo de mensagens nas localidades em que não há cobertura de rede telefônica.
No documento, o parlamentar se dirige ao governador Rui Costa, à secretária estadual de Saúde, Adélia Pinheiro, ao presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), prefeito Zenildo Brandão Santana, e a todos os prefeitos baianos.
“É importante que sejam criados esforços conjuntos do Estado da Bahia e de cada prefeitura no sentido de permitir o acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), através de aplicativo de mensagens via internet, como o WhatsApp, naquelas localidades onde não há linhas telefônicas, mas já é comum o acesso à rede mundial de computadores”, explicou o legislador.
Em alguns povoados e localidades de nosso Estado, continuou Samuel Junior, não há nenhuma rede de telefonia móvel para comunicação. “Nesse caso, as pessoas utilizam os seus aparelhos móveis para acesso à internet. Faz-se necessário que um serviço tão fundamental para salvar vidas seja acessado através do principal meio de comunicação da atualidade”, argumentou o deputado.
