A equipe Servos Juntos trouxe um dia
de atendimentos sociais para Vila de Abrantes, em Camaçari-BA. As atividades
contaram com o apoio do Pr. Valdomiro Pereira, presidente da Ceadeb, do Pr.
José Lima, presidente da AD em Vila de Abrantes, e Eliel Júnior, líder dos
jovens da AD em Vila de Abrantes.
A Ação aconteceu no dia 6 de abril, na
Escola Maclina Maria da Glória, sendo realizadas as seguintes atividades:
atendimento médico, jurídico, oftalmológico, odontológico, estético,
fisioterapêutico, aferição de pressão, teste glicêmico e recreação infantil.
Segundo Eliel Júnior, o evento marcou
os moradores da comunidade. “O projeto de ação social é muito importância para
a comunidade, que muitas vezes encontram dificuldades no acesso a alguns
serviços, sendo estes prestados pela equipe, o acesso se torna mais fácil e
simplificado. Este projeto é a prova de que podemos sempre fazer mais, por quem
mais precisa”.
“Louvamos a Deus pela vida dos nossos
colaboradores e irmãos que trabalham incansavelmente para a realização destes
eventos e nos apoiam no projeto”, concluiu o deputado estadual Samuel Junior,
que pede orações em favor dos Servos Juntos.
Samuel Junior e Pr. Alex Santana –
deputado federal, são os coordenadores do Projeto Servos Juntos, que inclui a
Ação Social, a Cruzada Evangelística e o Desafio Jovem.
Na manhã deste sábado (16), a equipe
Servos Juntos realizou uma ação social no Centro de Apoio e Acolhimento Cidade
de Refúgio (Ceacre), popularmente chamado de Orfanato Evangélico das
Assembleias de Deus, em Feira de Santana. A ação contou com atendimentos
médico, jurídico, odontológico, fisioterapêutico, estético e recreativo,
gratuitos e abertos à comunidade.
Um total de 215 pessoas foram
assistidas, entre elas a professora Ana Maria (52), que acordou cedo, “torceu a
roupa” e se lembrou do mutirão anunciado pelo carro de som, logo resolveu tirar
o dia para se cuidar: “Fiz corte de cabelo, passei no médico e no dentista,
agora vou esperar o advogado me atender para depois eu fazer uma limpeza de
pele”, sorriu.
Maria Jacy (64), diretora e presidente
do Ceacre, contabilizou saldos positivos com a visita dos Servos Juntos:
“amamos servir a comunidade feirense, então quando promovemos eventos que
abraçam a comunidade, me sinto realizada”.
O pequeno Gesseni, interno, de 8 anos
de idade, declarou: “Eu sempre gosto de visitas, gosto de pessoas, por isso vou
guardar vocês sempre no meu coração”.
A ação foi promovida pelo deputado
estadual Samuel Junior, pelo pastor e deputado federal Alex Santana e
pelo pastor Valdomiro Pereira, presidente da Convenção Estadual das Assembleias
de Deus do Estado da Bahia – Ceadeb e presidente da Assembleia de Deus em
Salvador – Adesal. E contou com o apoio do vereador Edvaldo Lima.
O Ceacre
A instituição evangélica foi fundada
em 16 de outubro de 1950, após 4 crianças ficarem órfãs e necessitarem de
abrigo. Surgiu como Orfanato Evangélico das Assembleias de Deus e Associados. A
reformulação do nome ocorreu em 2009 quando uma nova legislação reorganizou os
orfanatos, que passaram a se chamar Centro de Apoio e Acolhimento Cidade de
Refúgio.
O Ceacre tem dois tipos de trabalhos:
o abrigo para crianças em situação de risco, as quais moram na instituição –
são 22 crianças, distribuídas em 2 casas lares, cuidadas por 3 mães sociais; e
o trabalho com a comunidade, através da Creche Escola Sementinhas de Deus, que
cuida e leciona crianças de 1 a 5 anos, as quais passam o dia no Ceacre.
“Nós da Assembleia de Deus, nós que
queremos cuidar de vidas, não temos pressa de dizer que o menino tem que ir
embora, ao contrário, o projeto daqui, da igreja, era receber a criança e ela
ficar aqui até 18 anos, como muitos deles ficaram, mas com a nova legislação,
só podemos ficar com a criança por 2 anos, e nestes dois anos a criança tem que
ter ido para família extensa ou para adoção. Se ele não for adotado neste
período, ele vai para a lista internacional de adoção, só que Deus nunca deixou
a gente mandar menino para o exterior”, explicou Maria Jucy.
O pastor Joeser Santana, presidente da
Assembleia de Deus em Feira de Santana – ADEFS, afirmou: “Esse trabalho, só a
eternidade vai revelar o seu real valor. Muitas pessoas têm sido cuidadas aqui,
lançadas na sociedade como verdadeiros homens e mulheres de Deus”.
O Orfanato completou 68 anos e está sob a direção da Adesal.
Tornar obrigatória a presença de vigilantes armados em todas as unidades escolares baianas é o que propõe o deputado estadual Samuel Junior (PDT) à Assembleia Legislativa do Bahia – ALBA.
Samuel argumenta que tragédias envolvendo tiroteios e ataques em escolas são contabilizadas na história recente do nosso país. Ocorreram no último dia 13 (março de 2019) na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano-SP; no Colégio Goyases (2017), em Goiânia; e na Escola Municipal Tasso da Silveira, no bairro de Realengo, no subúrbio carioca em 2011.
“Reconhecemos que tal medida não resolverá em definitivo, em hipótese alguma, a situação alarmante que vivenciamos. Entendemos também que não fazer nada é muito pior. Sabemos que a simples presença de um profissional de segurança, treinado corretamente, já inibe a ação de tais elementos”, justificou o parlamentar.
O deputado aponta que tal propositura serve como remédio para prevenção de uma tragédia maior.
Tragédia em Suzano
Na manhã desta quarta-feira, 13, Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25 anos, entraram na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), na região metropolitana de São Paulo. Os dois são os responsáveis pela morte de um total de oito pessoas: cinco estudantes, duas funcionárias e um empresário, tio de Guilherme e dono de uma pequena concessionária. Após o crime, Taucci atirou em Luiz e se suicidou. (Fonte: <https://veja.abril.com.br/brasil/tiroteio-deixa-feridos-em-escola-estadual-de-suzano/>).
Em depoimento, o prefeito de Suzano (SP), Rodrigo Aschiuchi, disse: “Queria frisar que não é só uma questão de segurança nas escolas, é um negócio além disso, do ser humano, de bulliyng, de Deus no coração”.
O deputado Samuel Júnior (PDT), em indicação apresentada à Secretaria-Geral da Mesa da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), propôs ao governador Rui Costa e ao Secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, a implantação da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em todos os municípios que tenham população acima de 50 mil habitantes.
“Infelizmente, apesar das conquistas, nossa sociedade não conseguiu vivenciar a equidade entre homens e mulheres. E a violência contra as mulheres é uma prova disso”, explicou o parlamentar na justificava do documento.
“A existência de uma delegacia de atendimento especializado para a mulher, mais do que um simples órgão de segurança pública, é um local onde a mulher se sente à vontade e resguardada para buscar proteção à sua vida e dignidade. Ter uma delegacia o mais próximo de sua residência é o mínimo que nossa sociedade pode oferecer para proteger as mulheres”, concluiu o pedetista.
Em
audiência com a Ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos
Humanos, Damares Alves, nesta quarta-feira (27), o deputado estadual Samuel
Junior e o deputado federal Alex Santana trataram sobre o Centro Terapêutico
Desafio Jovem – espaço de desintoxicação, tratamento e auxílio à dependentes
químicos, localizado em Feira de Santana-BA – e sobre a cidade da Beira, em
Moçambique, afetada pelo ciclone “Idai”, no último dia 14.
No final da reunião, os deputados se encontraram com os índios do Extremo Sul
da Bahia.
Desafio
Jovem
Os parlamentares assumiram a coordenação do Desafio Jovem no início do mês de
março e almejam reestruturar o Centro para oferecer um conjunto de intervenções
personalizadas aos internos, acompanhado de psicólogo e assistente social,
compreendendo as especificidades no tratamento de cada indivíduo.
”O vício atinge todos os aspectos da saúde e da vida do dependente. Tratar a
dependência química não é apenas curar os efeitos que as drogas causam na
pessoa, é a restauração e a reinserção social dela por completo”, refletiu
Samuel Junior.
Atualmente o Centro possui 16 reabilitandos, que recebem visitas no 1º e 3°
domingo de cada um dos nove meses indicados para o tratamento.
Beira – Moçambique O ciclone Idai atingiu a cidade portuária de Beira, em Moçambique, na madrugada de 14 de março com ventos de até 170 km/h. Depois, seguiu para o Zimbábue e o Maláui. Beira foi a localidade mais afetada. Ao menos 657 pessoas morreram nos três países e mais de 128 mil estão em abrigos. O governo do Brasil, via Ministério das Relações Exteriores, confirmou no dia 25 o repasse de 100 mil euros (cerca de R$ 436 mil) para apoiar o governo de Moçambique nos trabalhos de resgate e reconstrução emergenciais, segundo o Notícias Agrícolas. Samuel Junior e Alex Santana solicitaram à ministra Damares mais ajuda humanitária à Moçambique, em especial à Beira, pois lá residem missionários brasileiros enviados pela Assembleia de Deus em Feira de Santana, desde 1997.
O casal de missionários que pastor Itamar Fernandes de Jesus e Alda Fernandes fundaram em Beira a Missão África PIEIA – Projeto Internacional de Evangelização para o Interior da África. Lá desenvolvem o Plantio de Igrejas nas Aldeias; o Projeto de Amparo Infantil – PAI; a Escola de Pastores e Missionários de Moçambique – ESPAMMO; o Centro de Apoio Social e Evangelístico – CASE; a Rádio PIEIA – Um Santo Som; a Frente de Evangelização (Cruzadas) – FE; a Evangelização em Cadeias – Projeto Filemo; e a Base de Jerusalém – Igreja Sede, onde subprojetos são desenvolvidos, a exemplo do Centro de Produção de Alimentos – CPA, do Curso de Alfabetização para jovens e adultos e do Cine Gospel – com exibição gratuita de filmes evangélicos como estratégia para alcançar os jovens.
A ministra Damares Alves encaminhou a solicitação dos deputados ao Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
O deputado Samuel Jr. (PDT) protocolou na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia uma indicação sugerindo ao governador Rui Costa (PT), por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), a requalificação e a pavimentação asfáltica da BA-148, estrada que liga os municípios de Irecê, Ibititá, Ibipeba e Barra do Mendes.
Em seu documento, o parlamentar afirma que a estrada se encontra em “péssimas condições, causando prejuízos e riscos de acidentes”. “Pelas más condições da pista, os motoristas alegam insegurança, ocorrências de acidentes e assaltos, além do aumento no tempo de viagem, já que têm que reduzir bastante a velocidade para passar na rodovia”, relata o pedetista.
“A rodovia foi recapeada há cerca de oito anos e desde então nunca passou por uma obra de conservação. Os transtornos causados pela ação do tempo, tanto período chuvoso quanto nos períodos de seca, refletem na quantidade de buracos na pista”, descreve o deputado.
Ainda segundo Samuel Jr. a recuperação da BA-148 atenderá a solicitação dos moradores da região que pleiteiam melhorias na via.
Promover a revisão urgente em todas barragens de
rejeitos de resíduos minerais no Estado é objeto de indicações apresentadas
pelo deputado Samuel Junior (PDT) ao presidente da Assembleia Legislativa da
Bahia, Angelo Coronel (PSD), ao governador Rui Costa e ao secretário de Meio
Ambiente, José Geraldo dos Reis Santos. O pedetista solicitou, ainda, que uma
comissão parlamentar seja formada para tratar do assunto juntamente a órgãos
ambientais.
Samuel Junior argumenta que a tragédia em Brumadinho, Minas Gerais, seguida da
tragédia de Mariana, três anos antes, levanta o questionamento sobre em que
estado se encontram as barragens de rejeitos de resíduos minerais na Bahia.
“Outrossim, é muito menos custoso e doloroso a adoção de medidas preventivas,
pelo que apelamos a urgente adoção de ações fiscalizadoras”, registrou o
parlamentar nos documentos.
O rompimento das barragens em Brumadinho, ocorrida na sexta-feira (25),
contabilizou até o momento 60 mortes e, segundo as autoridades, cerca de 300
pessoas ainda seguem desaparecidas. Mais de 13 milhões de metros cúbicos de
rejeitos de minérios da mina do Feijão, no rio Paraopeba, foram liberados,
arrastando tudo pela frente por mais de 10 km, cobrindo uma área de 3,6
km².
O pastor Joeser Santana, presidente da
Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Feira de Santana-ADEFS, comemorou 70
anos de idade, 42 anos de casamento com Miriam Santana e 19 anos de pastorado
na Igreja, num grande culto de louvor e adoração a Deus, realizado na noite
desta sexta-feira (8), no templo sede da ADESF.
Durante o culto, oportunidades foram
distribuídas aos departamentos da ADESF, a pastores e familiares que externaram
sua gratidão a Deus pela vida do pastor Joeser e de Miriam, e que relembraram
como o Senhor fez prosperar a Sua obra através desse casal.
Participaram da festividade membros da
Mesa Diretora da Convenção Estadual das Assembleias de Deus do Estado da
Bahia-Ceadeb, deputados, vereadores, presidentes de campos, pastores, amigos,
familiares, obreiros e membros.
Em felicitação, o deputado estadual
Samuel Junior falou ao casal o porquê deles serem tão abençoados, “a resposta
está no livro de Salmos 128:4 – eis que assim será abençoado aquele que teme ao
Senhor”.
Miriam Santana declarou: “Vocês todos
sabem da nossa história e o quanto amo este santo homem. Agradeço a todos pela
presença. E sem você [Joeser] a vida seria bem difícil”.
Na última oportunidade da noite,
pastor Joeser externou: “Minha gratidão! Eu não posso deixar de orar e
agradecer por cada irmão. Que Deus nos abençoe e nos ajude”.
O aniversariante é o 1°
vice-presidente da Ceadeb e tem mais de 36 anos de vida ministerial, dedicada à
obra do Senhor.
A ministra Damares Alves deverá receber, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a Comenda 2 Julho. No projeto de resolução, que concede a honraria, o deputado Samuel Jr. (PDT) afirma que a homenagem ocorre “em oportuno reconhecimento à sua competência e dedicação às questões sociais”.
Conforme justifica o parlamentar, “aos 13 anos de idade, Damares começou a realizar ações de combate à fome e à sede de crianças no sertão da Bahia”, sendo “referência no combate à pedofilia e na proteção da infância”.
A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos “faz parte de movimentos de combate à violência sexual de crianças e adolescentes, dentre eles o Programa Infância Protegida e o Projeto Proteger”, destaca o parlamentar ao historiar a trajetória da homenageada, que ainda na década de 80 “se envolveu na luta contra o aborto, na defesa dos direitos das mulheres pescadoras e trabalhadoras do campo”. Dez anos depois, ela “percebeu a necessidade de atuar juridicamente em defesa da vida, da família e da infância”. Damares Alves é pedagoga, advogada e pastora evangélica.
Ainda de acordo com a proposição de Samuel Jr., a ministra também atua na área da adoção. “Com o Projeto Adota Brasil, Damares busca melhorar e agilizar os processos de adoção no Brasil”. O pedetista destaca que, “por causa de abusos sexuais sofridos na infância”, ela “foi impossibilitada de gerar um filho e recorreu à adoção”. Damares Alves é mãe de uma menina indígena.
Além disso, é representante, no Brasil, da ONG internacional Atini – Voz Pela Vida, que cuida dos direitos das crianças indígenas, e lidera o Movimento Nacional Brasil Sem Drogas, que “atua prevenindo o consumo das drogas no País”. Na mesma linha, “ajudou a fundar o Movimento Brasil Sem Azar, “que quer impedir a legalização dos jogos de azar”.
Segundo Samuel Jr., o mais recente trabalho da homenageada trata da prevenção e conscientização sobre automutilação e suicídio de crianças e jovens. A concessão da Comenda, além de ser um reconhecimento “à competência e dedicação” de Damares Alves, que amplia “sua força de atuação frente ao Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos”, conclui o pedetista.
O deputado Samuel Jr. (PDT) recomendou ao Governo do Estado a “necessária e urgente” intervenção para controle do fluxo de veículos na Praia de Garapuá, localizada na Ilha de Tinharé, em Cairu. Em indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e encaminhada ao governador Rui Costa e ao diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran), Lúcio Gomes, o deputado enumera algumas considerações para a medida, dentre elas a de que a “localidade é bem visitada pelos turistas baianos e de demais partes do Brasil, e um dos mais visitados por pessoas de outros países”.
Além disso, prosseguiu Samuel Jr. no documento, o local é conhecido como um paraíso intocado do litoral baiano. Porém, alertou: “O fluxo de veículos automotores, veículos agrícolas e quadriciclos, inclusive veículos sem placa, atrapalha a vida dos moradores e turistas, colocando-os inclusive sob risco”.
De acordo com o parlamentar, o Ministério Público já recomendou a adoção de providências cabíveis por parte do município, sem que a solução fosse aplicada. Samuel Jr. acredita que “nosso governador se sensibilizará para atender aquele povo que gera divisas para a Bahia”.